Veja o que abre e fecha no feriado do aniversário de 35 anos de Palmas

0
17

Comércio em geral deve estar fechado, mas shoppings e serviços essenciais vão continuar no feriado. Palmas completa 35 anos nesta segunda-feira (20)
Luciana Pires/Prefeitura de Palmas
A mais nova capital do Brasil vai completar 35 anos na segunda-feira (20). Como a data é feriado, haverá alteração nos horários de atendimentos. Confira como será o funcionamento em setores do serviço público municipal e no comércio em geral de Palmas.
Serviço Público
As secretarias municipais e estaduais da administração direta e indireta que estão em Palmas não devem abrir no feriado, dando três dias de folga aos servidores. Mas os serviços essenciais serão mantidos.
De acordo com a Prefeitura de Palmas, Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), os serviços de limpeza urbana, infraestrutura e iluminação pública vão ter andamento.
Durante o fim de semana e o feriado, a Unidades de Saúde da Família (USFs) José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul) e da Arno 61 (503 Norte) estarão em funcionamento durante esses dias. Já a USF Walter Pereira Morato, em Taquaruçu, vai abrir em regime de 24 horas, mas exclusivamente para casos de urgência, segundo o município.
As unidades escolares municipais têm calendário próprio e prevêem que a segunda-feira será feriado, ou seja, não deve haver aula para os estudantes das unidades urbanas, do campo e Educação para Jovens e Adultos.
Nos conselhos tutelares e outros serviços sociais, a prefeitura informou que vão seguir regime de plantão.
Já o transporte coletivo de Palmas será gratuito no final de semana e no feriado.
Comércio
De acordo com cláusula firmada na convenção coletiva regulamentada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), é proibida a abertura do comércio em geral no feriado em que se comemora aniversários de cidades.
Supermercados
Pouca coisa muda no funcionamento dos maiores supermercados da cidade. A rede Big não terá alterações no horário de atendimento, funcionando das 6h às 22h.
Nas lojas da rede Quartetto, o funcionamento será nos mesmos horários praticados aos domingos, das 7h às 21h na loja do centro e das 6h30 às 21h em Taquaralto e na região norte.
No Atacadão, o funcionamento será das 7h as 22h e para as lojas do Assaí, das 6h50 às 22h.
Shoppings
No Capim Dourado Shopping, o atedimento será normal, das 10h às 22h para lojas e quiosques e das 11h às 22h nas praças de alimentação.
No Palmas Shopping, o atendimento será reduzido, com as lojas e quiosques abrindo das 11h às 17h. Para a praça de alimentação será normal, das 10h às 22h. A parte de lazer vai funcionar das a partir das 13h.
Bancos
A aniversário de Palmas é feriado somente na capital. As agências bancárias da cidade não vão abrir, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Mas quem precisar fazer transações bancárias, a orientação é que se faça por meio do Pix, serviço funciona todos os dias, inclusive nos feriados.
Segundo a Febraban, os boletos com vencimento para a data, como contas de água, energia ou telefone, consideradas de consumo, poderão ser pagos sem juros ou multa no próximo dia útil.
Correios
Por causa do feriado, as agências dos Correios de Palmas não vão abrir na segunda-feira. Quem precisar e atendimento poderá contar com a Atendente Virtual dos Correios, a CAROL. Nas demais cidades do estado, o funcionamento será normal.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins